perguntas frequentes

A tecelagem é uma das atividades mais antigas da humanidade. A origem do ato de tecer remonta ao ato ancestral de reunir e trançar materiais naturais como galhos e fibras encontradas na natureza para formar abrigos e utensílios. Com a sofisticação desse fazer, e conforme evoluiam as tecnologias de nossos ancestrais, desenvolvem-se as cestarias, e posteriormente, os tecidos, feitos com fibras de animais (como por exemplo a lã) e vegetais (como o algodão e o linho). O tear é o instrumento que se desenvolveu para que fosse feita a tecelagem. Até hoje podemos encontrar exemplares de teares bastante rudimentares em culturas preservadas pelo mundo, mas também existem teares muito modernos, como os industriais. Existem diversos tipos de teares, alguns verticais, outros horizontais, e em outras formas possíveis. Aqui no atelier, utilizamos o tear manual de pente liço, um tear de estrutura simples, mas que nos permite entender o mecanismo básico da tecelagem. O princípio básico da tecelagem é o cruzamento de fios de urdume (sentido vertical) e trama (sentido horizontal), e a partir daí, variações podem ser criadas. É possível brincar com as possibilidades que o tear oferece, e essa é a beleza desse trabalho, que pode ir do mais simples ao mais complexo. É um trabalho lento e alguns até dizem que “meditativo”. Exige presença, corpo e paciência. É um processo bonito que reflete a trama da vida, que vai se desenrolando e se revelando àquele que se dispõe a tecer com carinho.

O tingimento natural é uma modalidade de tingimento que não utiliza em seus processos substâncias com alto teor tóxico, como é o caso dos processos de tingimento industriais em larga escala, com químicos de difícil absorção pelo meio ambiente e com alto índice de degradação ambiental, geralmente feito com materiais sintéticos. O tingimento natural é um processo artesanal, um saber-fazer em constante descoberta, com diferentes modos e concepções de aplicação. É um processo aberto à experimentação. Para a obtenção de corantes, se utilizam, tradicionalmente, matérias-primas vegetais, como cascas, raízes, flores e frutos de árvores diversas, que são utilizados na forma de extratos, cocções, banhos a frio ou a quente, entre outros – as variáveis podem interferir no resultado, e podem ser utilizadas como recursos e formar de se obter diferentes tonalidades. É um processo ancestral, e com diversas técnicas possíveis, já que em várias partes diferentes do mundo se desenvolveram tingimentos naturais para ornamentar seus tecidos e artefatos, cada um utilizando matérias-primas locais, obtendo assim, uma cultura de cores também muito diversa. As técnicas de tingimento natural nos permitem desenvolver uma nova relação com as cores e com o consumo, a medida em que tem uma performance mais orgânica, mais sensível aos fatores de tempo e espaço (como condições climáticas e armazenamento, luz solar, fixação natural de cada corante e fibra utilizada na peça), e portanto, remete mais à vida em si, e aos seus ciclos naturais. 

Os mantos são objetos de poder, proteção física e espiritual, e de devoção.  Remontam a uma das necessidades mais básicas do ser humano, que é a busca por abrigo, acolhimento e segurança, a proteção contra intempéries do tempo e o frio. São utilizados desde a nossa ancestralidade, cobrindo os corpos e usados, principalmente por mulheres, sobre a cabeça, como véus, simbolizando a sua ligação mítica com as forças lunares, como comenta Koltuv, em seu livro “A Tecelã”:

 “Na época do Antigo Testamento, quando as pessoas estavam mais próximas das culturas matriarcais antigas, em que adoravam as deusas, as mulheres ainda faziam bolos para a Rainha do Céu, a Lua. As mulheres entravam em contato com sua força criativa cobrindo-se com véus. (…) A Lua é semelhante à mulher. É diferente a cada noite e tem um ciclo regular, mas misterioso. Nossa visão da Lua se altera. Às vezes, ela não se encontra no céu, está imperceptível, escondida e velada, mas controla as marés da emoção e da energia. Quando nos tornamos conscientes da Lua interior ou ciclo menstrual, somos capazes de nos aproximar da deusa que há dentro de nós e começar a conhecer a nós mesmas.” 

Na Grécia Antiga também encontramos referências a usos sagrados para os mantos. Os chamados Péplos, que inspiram nossa marca, eram modelos específicos de túnicas utilizadas como vestimentas, também tidos como mantos cerimoniais, com importância simbólica em diversas ocasiões, como por exemplo matrimônios, e ritos de oferendas das peças às imagens das deusas cultuadas no período.

O nosso intuito é retomar esse sentido sagrado dos mantos e trazer a força dessa simbologia ao nosso cotidiano.

As peças feitas artesanalmente geralmente exigem cuidados redobrados na hora de lavar, secar e armazenar, principalmente quando são tingidas com corantes naturais.
Aqui vai uma listinha de recomendações básicas: 

– lave a sua peça a mão e delicadamente, e evite esfregá-la com força.

– é importante que você não utilize sabões ou alvejantes de roupas comuns, que são agressivos aos corantes naturais. O ideal é utilizar um sabão de pH neutro, pra que a cor também não se altere. Ao contrário do que se pensa, o sabão de coco também pode danificar as cores. Se você não encontrar um sabão de pH neutro próprio pra roupas, você pode utilizar um detergente de louças comum, que não é tão agressivo quanto os sabões de roupas.

– deixe-a secar naturalmente em um lugar que esteja longe da luz solar. Você pode optar por lavá-la e deixar secando durante a noite.

– guarde sempre sua peça em um local seco, limpo, e longe da luz solar.

– caso queira, na hora de passar a peça, você pode fazer uma misturinha de 500ml de água filtrada com algumas gotinhas de óleos essenciais da sua preferência (ou algum outro que você goste, desde que não tenha uma cor muito forte) e borrifar na peça pra que ela fique perfumada! Alecrim, tea tree e cravo são ótimos para manter a peça preservada de fungos… e lavanda pra dar uma sensação ainda maior de cuidado e acolhimento.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990), é direito do cliente a troca ou devolução de produtos por motivos de (i) defeito no produto ou (ii) arrependimento ou desistência da compra.

Em caso de (i) defeito no produto, que não decorra de uso, desgaste natural da matéria prima, tratamento, conservação ou limpeza inapropriado e contrário às informações e recomendações anexadas ao produto, cabe um prazo de 90 dias corridos após a data de recebimento para que seja solicitada a troca da peça ou reembolso do valor integral ao cliente. A solicitação deve ser feita através de nosso email contatopeplos@gmail.com, por onde será informado o endereço para o qual o cliente deverá encaminhar a peça para análise. Neste caso, a peça deverá ser enviada em sua embalagem original, juntamente a seus itens acessórios, se houver. Em caso de comprovação de que o dano é decorrente de falha na fabricação (lembrando que as peças são todas artesanais e pequenas variações são características do produto) e o dano seja considerado reembolsável, o reembolso será feito via depósito bancário, sendo de responsabilidade do cliente informar os dados corretos via email. O cliente também poderá optar por fazer uma troca por outra peça disponível no site.

Em caso de (ii) arrependimento ou desistência do produto que não seja por conta de defeitos ou avarias no mesmo, é reservado um período de 7 dias corridos após a data de recebimento do produto pelo cliente para que seja solicitada a troca ou reembolso do valor pago, através do nosso email de contato contatopeplos@gmail.com . Nesse caso, o produto a ser devolvido não poderá aparentar sinais de uso, e deverá ser devolvido juntamente aos itens acessórios – se houver – e embalagem originais. O endereço para o envio da peça a ser devolvida será informado por email ao cliente após o contato. Após esse prazo, o produto será considerado como aceito pelo comprador.

 

– Entregas

Nossas entregas são feitas via Correios. Nos reservamos um prazo de até 5 dias úteis para a postagem de peças à pronta entrega. Dada a postagem, um código de rastreio será enviado para o email informado no momento da compra.

Em caso da impossibilidade de entrega, por conta da inexistência do endereço indicado pelo cliente ou caso o mesmo não seja acessível via Correios, a compra será cancelada e o valor da peça será reembolsado ao comprador, exceto pelo valor do frete.