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Existem diversas formas de fazer tingimentos naturais, técnicas distintas e outras variáveis de acordo com local, cultura, clima, possibilidades financeiras e de acesso a produtos e ferramentas auxiliares.

O interessante desse resgate ao tingimento natural, que vem ocorrendo principalmente na última década, é que ele acontece em um tempo em que é possível respeitá-lo enquanto saber experimental. Esse momento é crucial, porque na nossa cultura ocidental, historicamente, existe uma tendência a se buscar uma universalização, padronização, e hierarquização de todo o conhecimento que interessa. 

Não acredito que haja ou que deva se esperar que haja um manual definitivo sobre tingimento natural. É um saber em constante mutação, de possibilidades múltiplas, formadas, por sua vez, de outros saberes múltiplos. 

Isso quer dizer que sou contra a criação de métodos no âmbito dos processos de tingimento artesanal? Não! – acho que isso pode nos agregar muito, contanto que não dependamos disso pra legitimar nosso trabalho, ou que marginalizemos outros tipos de saber/fazer apenas porque não seguem determinada forma.

Digo isso porque as concepções de tingimento natural variam muito. Há gente que busca durabilidade e boa fixação, como também há gente que gosta de ter peças que mudam conforme seu próprio tempo, mesmo que isso implique desbotamento de cor. Buscamos dos tingimentos naturais o mesmo resultado e durabilidade dos tingimentos sintéticos? Mas também, por outro lado, queremos algo que desbote tão rapidamente? Estamos dispostos a olhar para o que é feito de maneira natural e compreender sua temporalidade própria, mesmo tendo sido criados em um mundo em que a presença dos produtos industrializados e sintéticos é tão disseminada? E como podemos obter o melhor resultado possível de nossos tingimentos, em termos de produção e conservação?

Essas são algumas questões a se considerar na nossa ética de consumo e trabalho, e claro, pra cada pessoa cada ponto tem mais ou menos peso, e não há certo ou errado. O importante é que seja possível continuar experimentando. Só assim essa arte pode se manter viva enquanto fazer experimental.

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